ESCOLA
_________________________________________________DATA:_____/_____/_____
PROF:______________________________________________________TURMA:____________
NOME:________________________________________________________________________
A abelhinha e o beija-flor
Ventava muito.
Os galhos das árvores e plantas
moviam-se de um lado para o outro. Folhas secas voavam misturadas à poeira que
subia. De longe ouvia-se o ZZZZZZZZZZZZZZZZ........que o vento fazia.
A abelhinha, escondidinha num galho
da mangueira, olhava para o céu.
– Chi! Está tão escuro! Na certa vai
chover!
E enfiou-se, então debaixo de várias
folhas, para não se molhar quando começasse a chover.
E a chuva desceu a pingos grossos,
acabando com a poeira e o vento. Choveu um bom tempo, até que parou,
totalmente.
Aproveitando a estiada, a abelhinha
saiu de onde estava e sobrevoou os jardins. Estava tudo molhado, inclusive as
flores. Mas, mesmo assim, ela resolveu pousar sobre uma linda rosa vermelha,
quando, de repente, sentiu um vento forte. Olhou para cima e viu que era o
ruflar das asas de um beija-flor.
– Olá, amiga abelhinha! O que anda
fazendo por essas “bandas”? – perguntou o beija-flor.
– Estou aqui “matando” a minha sede
nessas gotinhas que estão sobre as pétalas destas flores.
Hoje trabalhei o dia inteirinho, de
sol a sol, buscando o néctar das flores, para transformá-lo em mel. Você sabe o
que é mel?
– Sei, e por sinal é uma delícia!
Como é que se fabrica o mel?
– O néctar que retiro das flores vai
para o meu estômago, que recebe o nome de “estômago de mel” e passa por
diversas transformações químicas, enquanto voo de volta à colmeia. Na entrada
da minha casa estão as abelhinhas mais novas, a quem eu passo o mel pronto que
estava no meu estômago. Elas engolem tudo e vão depositá-lo nos alvéolos dos
favos, onde permanecem até endurecer. Depois, outras abelhas vêm e tampam com
cera cada alvéolo. Essa atividade de tampar chama-se operculação.
– O que são alvéolos?
– São umas caixinhas de forma
hexagonal, coladinhas umas nas outras, que foram o favo. Ali o mel permanece
até amadurecer.
– Amadurecer? Como assim?
– Amadurecer ou tornar-se mais
grosso. Para que isso aconteça é necessário que várias abelhinhas movimentem
suas asinhas, fazendo ginástica para engrossar o mel.
– Puxa! Que trabalho maravilhoso
vocês fazem! Tão pequeninas e tão eficientes! Agora me responda, abelhinha:
vocês se alimentam do mel que fabricam?
– Ó sim! Nós não só nos alimentamos
do mel, como também o damos também para nossas ninfas.
– O que são ninfas?
– Ninfas são as abelhinhas
dorminhocas, isto é, filhotinhos de abelhas que saem dos ovinhos da nossa
mestra. Elas são tratadas nos três primeiros dias de vida com geleia real,
depois mel e pólen. Antes elas, eram umas larvinhas branquinhas e comilonas.
Algumas abelhinhas novinhas têm a tarefa de lhes dar comida, até quando
estiverem comendo sem ajuda. Mais tarde, essas ninfas serão abelhas operárias,
que voarão pelos campos à procura do alimento. Eu sou uma abelha operária!
– Que história interessante você me
contou! Eu não sabia que você era um inseto tão útil!
– Você também é uma ave
importantíssima no processo de polinização, beija-flor! Devemos esse colorido
maravilhoso a vocês, beija-flores e borboletas.
– E a você também, abelhinha! Além
de tudo o que você me falou, você ainda tem essa utilidade. Você também
contribui com a polinização das flores.
E a abelhinha ficou com olhinhos
parados, olhando pensativa...
Graça Batituci
Compreensão de texto
1) Qual é o título do texto?
R.: ___________________________________________________________________________
2) Quem é o autor?
R.: ___________________________________________________________________________
3) Quantos parágrafos há no texto?
R.: ___________________________________________________________________________
4) Onde se passa a história?
R.: ___________________________________________________________________________
5) Sobre o que fala o texto?
R.: ___________________________________________________________________________
6) Quais são os personagens principais?
R.: ___________________________________________________________________________
7) Como estava o tempo no dia em que
essa história ocorre?
R.: ___________________________________________________________________________
8) Explique como o mel é fabricado.
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
9) Cite alguns usos para o mel.
R.: ___________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
10) Circule no texto alguns verbos que
você conseguiu identificar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário